Chanel Nº5: um perfume mítico. - Garotas Modernas Garotas Modernas : Chanel Nº5: um perfume mítico.

Chanel Nº5: um perfume mítico.






Esta é a nova propaganda do perfume Chanel Nº5, celebrizado por Marilyn Monroe e estrelado por Audrey Tautou, com direção de Jean-Pierre Jeunet.
A atriz Audrey Tautou, que interpretou Amélie Poulain, estará na pele de Mademoiselle Coco Chanel no filme Coco Avant Chanel, que deve estreiar no Brasil somente em 30 de outubro.
O Chanel Nº5 foi batizado com este nome por Coco Chanel considerar 5 o seu número da sorte, tendo lançado o perfume há 88 anos, no dia 05 de 05 de 1921.
O perfume ganhou destaque quando em 1955 Marilyn Monroe declarou, para um jornal no Japão, que dormia apenas com umas gotas do Chanel Nº5.
[ MONROE, MARILYN POSTER ]

Criado pelo perfumista Ernest Beaux, embalado num frasco arte déco, foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista. O perfumista utilizou em sua fórmula mais de 65 substâncias, entre elas rosas (até hoje plantadas na mesma região da França), jasmins de Grasse, flores raras do oriente, sândalo e essência de pau-rosa.
Abaixo uma retrospectiva das campanhas publicitárias do mítico perfume através do tempo, feita pela revista Elle americana:

Coco Chanel 1937 Chanel Ad

Coco Chanel, 1937

Lauren Hutton 1968 Chanel Ad

Lauren Hutton, 1968

Cheryl Tiegs 1969 Chanel Ad

Cheryl Tiegs, 1969

Ali MacGraw 1971 Chanel Ad

Ali MacGraw, 1971

Catherine Deneuve 1976 Chanel Ad

Catherine Deneuve, 1976

Carole Bouquet 1987 Chanel Ad

Carole Bouquet, 1987

Estella Warren 2001 Chanel Ad

Estella Warren, 2001

Nicole Kidman 2004 Chanel Ad

Nicole Kidman, 2004

Imagens: Revista Elle América

12 comentários:

  1. Shirley,
    Essa campanha está realmente um arraso, o filminho, as fotos, enfim, é tudo lindo e caprichado. Mas eu detesto esse perfume! Ele me dá enxaqueca!
    Já usei outros da Chanel (Allure, Chance, Cristalle) que gostei muito, e na minha modesta opinião são mil vezes melhores do que o tal nº 5.
    Não entendo como o Chanel nº5 faz tanto sucesso - eu não conheço ninguém que use ou goste!!!

    ResponderExcluir
  2. Olah Shirley!

    Me bateu um saudosismo olhando essas fotos... Minha monografia para me formar na ESPM foi sobre as campanhas do No 5 da Chanel... Escrevi ele na epoca em que a Nicole Kidman recem estrelava o seu comercial dirigido pelo Luhrman.. Foi um trabalhao danado e 120 paginas em 6 meses... Valeu a pena!!

    Talvez eu faca um resumo dele para a Ione e explique porque esse perfume eh tao famoso... Eu pessoalmente tambem nao gosto do cheiro, mas conheco bastante gente que gosta... Admito, nao da minha faixa etaria (20-25 anos), mas depois dos 30. Algumas das minhas professoras de Marketing na ESPM usavam e o idoltravam. Minha voh e minha tia tb. Enfim, quem sabe eh algo que voce gosta com a idade? Eu depois dessas 120 paginas ateh que queria comprar um para mim tb!

    ResponderExcluir
  3. Oi Anita,
    Puxa, que legal, uma monografia sobre o Chanel nº 5!
    E pensar que a minha foi sobre a "Imunidade recíproca dos Entes Federados em relação ao tributos indiretos", já que tenho mestrado em direito tributário - que assunto mais boring o meu, não?
    Então, eu tenho a impressão de que esse sucesso todo se deve ao fato do 'bagulho' ter adquirido o status de ícone, inclusive pelos ingredientes cultivados em Grasse (quem aí assistiu 'O Perfume' ou leu 'Deluxe: como o luxo perdeu o seu brilho' vai saber exatamente por que Grasse é tão famosa...) há trocentos anos, e por pessoas como Marilyn terem usado, etc. -, porque o cheiro é realmente muito forte e enjoativo (para mim), do tipo ame-o ou deixe-o (assim como o Kenzo Flower, o Angel, o Ysatis, o Paris...), que marcam mesmo a pessoa.
    Mas no meu caso específico, causa-me espécie é porque realmente não tenho nenhum parente (especificamente, a ala mais velha da minha família)ou amiga que use - e olhe que estou na faixa dos trita-quase-quarenta - hehehe!
    Quando eu era criança, minha mãe ganhou uma amostra dele qdo. foi a Paris nas bodas de prata, e acho que lá em casa todas as mulheres torceram o nariz!
    O seu trabalho foi publicado?
    Eu teria a maior curiosidade em ler, se fosse possível!
    Bjos,
    Ione

    ResponderExcluir
  4. Mais uma Anita por aqui!! :)

    Eu não gosto do nº5, mas o Coco Mademoiselle é o meu preferido EVER....!!

    ResponderExcluir
  5. Ione,
    Também prefiro outros da Chanel (Allure e Chance), mas o N 5 virou mito por causa da Marylin!
    bjs,

    ResponderExcluir
  6. Anita,
    Puxa, que legal! Tb gostaria de ler sua monografia.:)
    bjs,

    ResponderExcluir
  7. Oi "outra" Anita,
    O Coco Mademoiselle não conheço, vou numa perfumaria "cheirar":)
    bjs,

    ResponderExcluir
  8. Hehe, voce estah certissima Ione, o N5 eh mito, e muito disso se deve a Marylin... Sua aura de estrela passou ao perfume.. E tambem nao podemos negar que a propria Coco Chanel, e todas as outras musas que anunciaram o perfume ao longo dos anos (Catherine Deneuve, Nicole Kidman - loiras "frias" e elegantesimas - e ateh Carole Bouquet e agora a Audrey Tatou) adicionaram um pouco mais ao mito do perfume. Tambem foi o primeiro a levar o nome de uma marca/designer/personalidade... Tantas coisas! Mesmo que a gente nao goste do cheiro, soh a historia dele jah nos deixa babando pelo famoso n5... Enfim, Chanel eh chanel.
    Ah, e a minha monografia nao publiquei nao.. Eh interessante mas eh muuuuuito academica. E foi de quando me formei da faculdade normal, nao foi nem de mestrado ou phd, entao nao eh lah aquelas coisas... Estou no mestrado (comunicacao) agora e se possivel quero continuar a explorar Marketing de Luxo e Chanel e coisas assim... We'll see... Se eu achar no meu computador a monografia posto na net e deixo o endereco por aqui! :P

    ResponderExcluir
  9. Que legal que vc gostou, Samantha!
    Se achar algo interessante nos conte.
    beijos,

    ResponderExcluir
  10. Adoro perfumes, e tenho e uso bastante alguns da Chanel, como o Chance, Allure, Allure Sensuelle e o Nº 05, mas adorei o Première Nº 05. Maravilhoso! Será minha próx aquisição!
    Mais suave e um quê de paraíso!
    Chanel é tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Qual nome, autor e intérprete da canção que toca durante a propaganda do Chanel nº 5 com a Audrey Tatou?

    ResponderExcluir

Olá,

O GM não modera os comentários, este é um espaço livre para você expressar sua opinião.
Mesmo que eu não consiga responder os comentários imediatamente, leio todos eles assim que chegam no meu e-mail e ADORO saber a opinião de vocês e respondo assim que possível.
Se alguém tiver uma dúvida ou pergunta mais específica, por favor, mande por e-mail para: shirley@garotasmodernas.com que eu respondo com mais rapidez.
Obrigada pela compreensão e pelo comentário!

beijos!

ATENÇÃO: Comentários grosseiros, desrespeitosos, agressivos, preconceituosos ou com divulgação de vendas serão deletados.